Água Benta teria levado mais de 100 fiéis russos a hospital depois de celebração ortodoxa da Epifania

Não está provado ainda, mais os cem fiéis russos que foram hospitalizados depois de cerimônia religiosa na Rússia, teriam sido contagiados após beberem água benta durante a celebração religiosa ortodoxa da Epifania na localidade de Irkutsk, no leste do país.

Um total de 117 pessoas –entre elas 48 crianças– foram internadas com dores intestinais agudas após tomarem a água que era oferecida em uma igreja local, informou Vladimir Salovarov, porta-voz do Comitê de Investigações de Irkutsk.
Segundo ele, 204 pessoas receberam tratamento médico após consumirem a água benta. No entanto, de acordo com o porta-voz, as causas estão sendo investigadas, e ainda é cedo para afirmar que a água foi de fato a causa da doença.

Muitos fiéis russos consideram sagrada a água obtida durante a Epifania — festividade que os ortodoxos celebram em 19 de janeiro.

Freqüentemente, a água benta é engarrafada para ser consumida posteriormente.
Uma grande quantidade de água da torneira não é potável na Rússia.
Fonte: Folha Online / Gospel+ / Via Baú Gospel

Fique Sabendo!

1 resposta a “Água Benta teria levado mais de 100 fiéis russos a hospital depois de celebração ortodoxa da Epifania”

  1. Antes do final das investigações, acho temerário afirmar que tenha sido a água benta a causa da hospitalização de mais de cem fiéis durante a festa da epifania ortodoxa russa. Em todo caso,ainda que o fato seja comprovado, como católica apostólica romana e assídua leitora deste site, gostaria apenas de lembrar que a Igreja Ortodoxa Russa não se confunde com a Catolica Apostólica Roma, embora existam inúmeras semelhanças. O líder terreno do catolicismo romano é o Papa, enquanto que o líder dos ortodoxos é o Patriarca. Acredito, inclusive, que teria sido mais apropriado por parte da reportagem ter postado em sua manchete a foto deste último, e não a de Bento XVI, o que pode dar aos menos avisados a impressão de que o fato ocorreu com fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana, o que não corresponde à verdade. Quanto ao uso da àgua benta, não conheço profundamente a doutrina ortodoxa, porém posso afirmar que, no catolicismo, ela é usada em rituais de penitência ou benção religiosa, após consagração pelo sacerdote ou outra autoridade eclesiástica. Não se recomenda a ingestão,mas apenas a unção, normalmente realizada na testa, por meio do sinal da cruz, e a aspersão, ministrada coletivamente pelo sacerdote e seus auxiliares. Quanto à festa da Epifania, mencionada pela matéria, cumpre aqui fazer outra diferenciação. Essa celebração, que comemora a manifestação de Jesus à humanidade, através de sua aparição aos Três Reis Magos, é realizada no catolicismo romano no dia 06 de janeiro, e não no dia 19, como ocorre com a Igreja Ortodoxa. Agradeço a oportunidade de poder fazer os esclarecimentos acima, os quais julgo necessários, para evitar quaisquer tipos de associação entre as duas igrejas, e como sempre, desejo a todos os irmãos em Cristo deste site (colaboradores e leitores)bençãos abundantes por parte de Deus.Paz e bem!!!

    Querida Ana,

    Estaremos providençiando a troca da Foto. Agradeçemos em tudo sua consideração em reportar-nos com sua orientação.

    B. Gospel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *