Casamento Um Projeto Perfeito mesmo na Imperfeição

O Casamento mostra a grandeza do coração de Deus, por isso vamos mostrar três bases para um casamento.

  1. TER o conceito de que Deus é o autor do casamento. Pena que este conceito não ocorre na maioria dos casamentos.
  2. TER conscientização de que sua união é da vontade de DEUS. Que Deus escolheu um para o outro segundo sua vontade e planos. Isto é um casamento cristão. (Todas as coisas que saírem erradas são fruto de nosso plantio e não a invalidação de que Deus não tinha abençoado a união e mesmo assim se ambos trabalharem o projeto só servirá para elevação do mesmo e não destruição).
  3. TER sempre aceso o pacto de AMOR feito um para o outro diante de DEUS praticando-o em quaisquer circunstancia e amor incondicional é um ingrediente necessário.

EDIFICADOR VERSUS CONSTRUTOR
Salmos 127.1 “Se o SENHOR não edificar… em vão trabalham…” – Não basta ter uma base sólida no casamento. É preciso saber trabalhar nesse projeto e de acordo com o projetista – DEUS.

  • Quem Edifica? – O Senhor Deus
  • Quem Trabalha? – O casal

O casamento não é um carro da Fiat! O casamento também não é um projeto do homem! O casamento é um projeto de DEUS e se alguém quer casar deve buscar o projeto do autor para saber como trabalhar num projeto que DEUS é quem edifica. NÃO podemos casar porque outras pessoas casam.

O homem inventa muitas máquinas, então eu chego e pergunto:
– “Porque você fez esta máquina?”
– “Como posso trabalhar com ela?”.

Logo, se você quer casar deverá perguntar a Deus porque fez o casamento e como ele funciona – por isso temos a Bíblia, ela é o manual do fabricante.

Genesis 1.27 “… homem e mulher o criou”. Aqui aprendemos de início duas coisas importantes:

1º – Devemos SER o que Deus quer.
2º – Devemos FAZER o que Deus quer.

NÃO podemos FAZER sem SER – é assim que Deus opera, Deus nos leva a SER.

ATINGINDO ESTE OBJETIVO – Quando Deus começou a pensar em COMO DEVERÍAMOS SER, Ele quis fazer algo realmente BOM. Tudo que Deus faz é BOM, ou pelo menos tem o objetivo de se tornar BOM. Logo Ele pensou em fazer um homem e uma mulher e para que os dois juntos expressassem a sua imagem.

ASPECTOS DE DEUS – Existem aspectos da imagem de Deus que SOMENTE o homem pode revelar, bem como existem aspectos da imagem de Deus que SOMENTE a mulher pode revelar. Assim como a Trindade (não um só) revelam UM só DEUS, os dois juntamente (marido e mulher) irão revelar a imagem de Deus.

Efésios 5.31 “se tornam um só corpo

Efésios 1.23 “que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância”. ASSIM como o homem e a mulher revelam os aspectos da imagem de Deus, Toda a igreja (igreja mística) é o complemento de Jesus. Aqui reforça o princípio do projeto único de Deus.

LUTANDO PARA MUDAR O CÔNJUGE – quando obrigamos a outra metade a mudar e a ser como queremos ou como nós mesmos, estamos tirando-lhe o dever de lutar para ser o que DEUS quer que ele seja frustrando assim a revelação da IMAGEM de Deus.

REVELANDO DEUS UM PARA O OUTRO – Quando entramos num casamento, estamos com um projeto de Deus nas mãos e devemos estar desejosos para REVELAR a imagem que eu trago de Deus e não quero ser como eu sou e sim como Deus quer que eu seja.

  1. O Homem revela para a mulher permitindo que ela conheça aspectos de Deus que sozinha ela nunca iria conhecer.
  2. A Mulher revela para o homem permitindo que ele conheça aspectos de Deus que somente ela é capaz de revelar e sem ela, ele nunca iria conhecer.

Ricardo Melo de Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *