O Delírio de Dawkins; Alister McGrath – Livro

O Delírio de Dawkins; Alister McGrath

Considerado o ícone do ateísmo contemporâneo, Richard Dawkins, autor de Deus,um delírio, tem suas idéias postas à prova pela análise minuciosa e perspicaz de Alister McGrath e sua esposa Joanna McGrath , em O delírio de Dawkins.

  • Se Deus criou o universo, então quem criou Deus ? E o seu argumento para atacar a religião é que, apesar de a maioria das pessoas religiosas não sair por aí se explodindo, ou assassinando médicos que fazem aborto, a religião abre as portas para esse tipo de extremismo. É como argumentar que, se existe uma potencial para algum mal surgir de uma coisa, essa coisa deve ser eliminada … Argumentos de Dawkins.

Alister, outrora ateu, doutorou-se em biofísica molecular antes de tornar-se teólogo. Admirador da obra de Dawkins, Alister revela sua perplexidade pela guinada irracional de seu colega de Oxford, não tanto pelo ateísmo em si, mas pela absoluta inconsistência de seus argumentos, aliados à intolerância desmedida.

  • “Mais cedo ou mais tarde você simplesmente descobre que há alguns caras que não acreditam em Deus e podem provar que ele não existe e alguns outros caras que acreditam em Deus e podem provar que ele existe — e a esse ponto a discussão já deixou há muito de ser sobre Deus e passou a ser sobre quem é mais inteligente; honestamente, não estou interessado nisso”. Trecho do Livro

Ao discutir os pressupostos de Dawkins, os autores trazem à tona questões fundamentais dos tempos pós-modernos ? fé, coexistência de religião e ciência, liberdade de crença, o sentido da vida e a busca de significado ? que, a julgar pela repercussão de Deus, um delírio, merecem contundente posicionamento cristão.

O Delírio de Dawkins; Alister McGrath

  • “Alister McGrath (Universidade de Oxford) analisa as conclusões do livro Deus, um delírio e desmantela o argumento de que a ciência deve levar ao ateísmo. McGrath demonstra como Richard Dawkins abandonou sua usual racionalidade para abraçar o amargo e dogmático manifesto do ateísmo fundamentalista.” Francis Collins – Diretor do Projeto Genoma
  • “Os autores de O delírio de Dawkins atacam o flanco do fundamentalismo ateísta de Dawkins e conseguem afastá-lo do campo de batalha.” Publishers Weekly

Na verdade, é de fato bastante difícil escrever uma resposta a esse livro [Deus, um delírio] — não por ser bem argumentado ou reunir muitas evidências esmagadoras em seu favor. O livro é em geral pouco mais que um ajuntamento de factóides convenientemente exagerados para alcançar o impacto máximo e fragilmente organizados para sugerir que constituem um argumento. Dar réplica a tal seleção apelativa de evidências seria por demais tedioso, o que apenas levaria a um livro extremamente obtuso, de configuração impertinente e reativa.

O Delírio de Dawkins; Alister McGrath

Recentemente A revista Época publicou na sua última edição (12/5), na seção Ciência e Tecnologia, uma longa matéria sobre Alister McGrath e seu livro, O delírio de Dawkins, lançado em setembro de 2007 pela Mundo Cristão. A reportagem destacou a recente agressividade de escritores ateístas como Richard Dawkins, autor (e colega de McGrath na Universidade de Oxford) do atual best-seller Deus, um Delírio (Cia. das Letras), e retratou os argumentos de Alister McGrath para contestar as idéias do biólogo e ateu. A matéria de Luciana Vicária também conta com uma entrevista esclarecedora com o autor e professor McGrath, que pode ser encontrada no site da revista Epoca.

O Livro além de Alister McGrath, contou ainda com a ajuda de Joanna Collicutt McGrath estudou psicologia experimental em Oxford, especializando-se por vários anos em neuropsicologia clínica. Em seguida estudou teologia cristã, com especialização em estudos bíblicos. Atualmente é professora de psicologia da religião do Heythrop College, na Universidade de Londres. Seu livro, Meeting Jesus: Human Responses to a Yearning God [Encontrando Jesus: Respostas humanas para um Deus compassivo], em co-autoria com Jeremy Duff.

Código: 10565
ISBN: 978-85-7325-497-6
Páginas: 160
Tamanho: 14×21
Categoria: Espiritualidade
Ano: 2007

Fonte: Editora Mundo Cristão

Dica Lista Livro

Aproveite, Leia e Compartilhe!

4 respostas a “O Delírio de Dawkins; Alister McGrath – Livro”

  1. Considerado o ícone do ateísmo contemporâneo, Richard Dawkins, autor de Deus,um delírio, tem suas idéias postas à prova pela análise minuciosa e perspicaz de Alister McGrath e sua esposa Joanna McGrath , em O delírio de Dawkins.

    Alister, outrora ateu, doutorou-se em biofísica molecular antes de tornar-se teólogo. Admirador da obra de Dawkins, Alister revela sua perplexidade pela guinada irracional de seu colega de Oxford, não tanto pelo ateísmo em si, mas pela absoluta inconsistência de seus argumentos, aliados à intolerância desmedida.

    recomendo…

  2. Hum, você defendem bem o cara (Alister McGrath), espero que assistam o vídeo do debate entre os dois. No vídeo, ambos tem chance de responder de imediato a questionamentos do outro.

    Eu assisti o vídeo. Recomendo que todos, principalmente vocês criacionistas, assistam. Abraços.

  3. Interessante atacar por nao ter provas, mas digo e a simples resposta quem criou deus ? porque nao tentam responder ? devo dizer delirio dos fanaticos e enorme ao ponto de dizerem bobagens sem nexo quando nao possuem respostas.. chega a tornar comico ler seus argumentos e ofensas e criticas sem o menor fundamento, por isso voces perdem todo e qualquer debate serio.

  4. Provar quem criou Deus parece uma pergunta um tanto quanto ignorante para os cristao é simples essa resposta ( ainda antes que houvesse dia eu sou ) agora a resposta cientifica sobre quem criou Deus já que a ciência fundamentalista quer uma resposta porque nao respondem. Se provaram a teoria evolucionista na pratica ou seja quando um macaco se tornou homem? Já sei nao sabem Se Deus fosse criado por alguém ele deixaria de ser Deus por isso ele é o que diz a biblia o mesmo ontem hoje e eternamente agora o que querem mais ! O DELIRIO DE DAWKINS muito forte ! Deixou os ateus delirando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *