Pastor Jotinha, os hinos da harpa são de minha autoria

Nascido em Cafarnaum da Galiléia, Israel, em 24 de junho de 1910, o Pastor José Rodrigues, mais conhecido como Pastor Jotinha veio ao mundo no mesmo ano que se iniciava a Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Em 1911 seus pais vieram refugiados para o Brasil. Seu nome de origem é Josefus Rerullu.

Adredita-se que ele é o autor de diversos corinhos cantados na AD: Eu quero ser senhor amado como um vaso na mão do oleiro…?, segundo ele, compôs em 1950, além de muitos hinos da harpa cristã também levam as iniciais J.R. 01, 05, 08, 84, 96, além de outros.

  • Dentre outras curiosidades, o Pastor Jotinha seria o único pioneiro da 1ª geração da AD que permanece vivo. Ele viaja pelo país afora dando testemunhos de suas experiências. Há CDs com sua história, filmes na Internet e fotos de divulgação, porem quando se relaciona aos hinos e sua autoria, as histórias são contraditórias.

Recentemente uma polêmica gira em torno dos hinos que o pastor afirma ser de sua autoria, no entanto o historiador Pr Isael de Araujo que é escritor do Dicionário do Movimento Pentecostal, alega que Pr Jotinha não é o autor e muito menos tradutor ou adaptador dos hinos citados. As informações históricas não batem com os testemunhos e afirmações do Pr Jotinha nem mesmo sua ordenação pastoral não é antiga, mas é recente pela Cadeeso e o seu registro na CGADB é 43.610. Se ele é um pastor tão antigo, por que só há pouco tempo ele foi reconhecido?

No entanto, o pastor Jotinha não conta em seus testemunhos que ele é autor de “traduções”, “adaptações” ou “versões” dos hinos 1, 5, 8, 84, 96 e 187 da Harpa Cristã. Ele dá testemunho por aí dizendo que é o próprio autor das letras e melodias dos referidos hinos, como se eles não fossem traduções e adaptações do inglês (idioma original de todos eles). Ao ser contatado para esclarecimento sobre suas afirmações o pastor diz não querer dá esclarecimentos.

  • O Pastor José Rodrigues é uma prova viva da obra que Deus tem realizado ao longo da história e um rico patrimônio da Assembléia de Deus que vai ficar marcado na memória de todos. Um comentário do pastor chama a atenção: não se casou e nunca teve sequer namorada. Uma vida de inteira dedicação à obra de Deus!

Em 1932, J.R. e um grupo de irmãos passaram por uma experiência inusitada. Enquanto caminhavam pelo sertão de Pernambuco para evangelizar os vilarejos, sem alimento adequado há dias, foram surpreendidos por um bando de cangaceiros que lhes indagaram quem eram e para onde iam. J.R. disse que iriam evangelizar vilarejos. O cangaceiro perguntou se eram eles os missionários da nova seita que pregavam o bem, o que foi confirmado.

No mesmo instante o cangaceiro mandou seus capangas retirarem da bagagem farinha de mandioca, rapadura e carne seca e oferecer aos missionários itinerantes. Após orarem agradecendo a Deus pela provisão de alimentos, pregaram o evangelho. Perguntaram ao cangaceiro seu nome e tiveram uma resposta imprevista: Virgolino Ferreira da Silva mais conhecido como Lampião? – bando que atuou no sertão nordestino por 20 anos.

Deus usou até o cangaceiro para alimentar seus servos na jornada missionária pelo Brasil!”

Até Breve !

13 respostas a “Pastor Jotinha, os hinos da harpa são de minha autoria”

  1. Nesta semana o Pr Jotinha está em nossa cidade visitando igrejas. Tenho muitas dúvidas sobre o testemunho dele, cito-os:
    1º Ele disse que nasceu em 1910 em Israel descendente da tribo de Judá, porém Israel nessa época não existia, a região da Palestina era dominada pelos otomanos, sendo fundado o Estado de Israel apenas em 1948, todo estudioso sabe que as tribos de Israel foram todas dispersas há séculos atrás, não havendo, mesmo naquela época, ajuntamento de tribos.
    2º Ele disse no seu testemunho que foi apresentado no templo em Israel com 40 dias de nascido em 1910. Que TEMPLO? O último templo que existiu na região de Israel (naquela época Palestina) foi destruído por Tito em 70 d.C (o que restou do templo é o atual muro das lamentações).
    3º Especificamente sobre o Hino “mais perto quero estar”, foi tocado pela orquestra no momento que o Titanic afundava (isto é fato histórico) em 1912, portanto dois anos após seu nascimento.
    4º Disse foi ordenado Pastor com 15 anos de idade, Quem o ordenou? Pois a ordenação que ele tem de Pastor foi dada pelo Ministério no Estado do ES.
    5º Ainda sobre sua ordenação pastoral, que segundo ele foi pelos próprios Daniel Berg e Gunnar Vingren em Santa Maria-RS. Não há nas biografias de ambos os missionários registros de passagem pela cidade de Santa Maria, enviei um e-mail para o Departamento de Comunicação da Assembléia de Deus em Santa Maria (quem quiser pode entrar em contato com eles depcom @ adsantamaria .org .br) eles me informaram que Daniel Berg e Gunnar Vingren não andaram por lá, e não há também na igreja em Santa Maria registro da ordenação a Pastor do irmão Jotinha.
    6º Entrei em contato com o Pr Isael de Araújo, autor do Dicionário do Movimento Pentecostal, escritor e membro da CPAD. Ele me enviou um e-mail contanto a verdadeira história da autoria desses hinos. (o e-mail dele é:[email protected] Ele, como pesquisador da igreja há 27 anos, também duvida da veracidade do testemunho do Pr Jotinha.
    Enfim, como podem observar há muitas dúvidas quanto ao testemunho do Pr Jotinha, que não condizem com a realidade. Os irmãos podem e devem entrar em contato com a AD em Santa Maria-RS, como eu fiz e comprovar o que escrevi logo acima.
    Tomemos cuidado, devemos fazer como os crentes bereanos, não estou aqui julgando o Pr Jotinha, mas o que tem falado não condiz com a realidade dos fatos.

    A Paz do Senhor a todos

    1. As pessoas devreiam cumprir a palavra de Deus e deixar de fofoca!
      Ao invés de perder tempo discutindo sobre a vida dos outros, ocupemos nosso tempo com a salvação de mais pessoas, não cabe a nós julgarmos, mas sim fazermos a obra. Cada um vai prestar contas de tudo o que fizer, ninguém pode apagar nem esconder nada de Deus. Vamos salvar almas pra Jesus. Essa é a nossa missão!!!!!!!!!

    2. Vc está certa, porém o que está sendo dito aqui não é fofoca… Nós como seres humanos, e tbm do jeito que as coisas andam hoje-em-dia, temos o direito de duvidar de qualquer pessoa que nos aparece! Não estou duvidando do poder de DEUS.. Ele é, e sempre será o nosso Senhor! Porém, podemos de duvidar de homens aqui na Terra… Antes deles contar as historias dele, eu ja sabia da historia do hino “Mais perto quero estar” escrito por Sarah Flower Adams no século XIX… Como pode ele dizer que é o autor?

  2. Recebi recentemente um DVD do Pr Jotinha, onde narra uma” comovente história ” sobre sua autoria de alguns hinos da Harpa Cristã.
    Bem, como qualquer pessoa que busca a comprovação de fatos, aqui estou, tentando entender essa questão.
    As pessoas que têm oportunidade de conviver com ele, poderiam contesta-lo. Por que não o fazem? Como muitos, eu queria uma explicação!

  3. Paz de Cristo irmã Maria Helena.
    No caso, eu entendo a questão de não o questionarem como um excesso de respeito à idade que ele diz ter, pois no caso dele, nem a idade é comprovada. Assim como tudo o que ele diz.
    Pelo contrário, em tudo o que ele diz se dá pra contestar com argumentos comprováveis.

  4. A Paz Do Senhor meu amado Pastor Jotinha estamos aqui no japao eu e meu esposo Pastor Takashi,Ele precisa do servo ungido de DEUS Para juntos fazerem a obra do Senhor pois ele tem experiencias com o Senhor Jesus assim como o Pastor Jotinha tem falam a mesma lingua estao no mesmo espirito.A ceara e grande mas poucos sao os ceifeiros e rogamos ao Senhor que envie o nosso amado Pastor Jotinha porque o campo esta pronto para a ceifa. Foi com tanto sacrificio que estou entrando em contato com o nosso amado Pastor, as almas estao perecendo nos ajuda temos orado e jenjuado pela obra do Senhor e o nosso coraçao arde quando falamos do Pastor cremos que a Graça do Senhor nos basta.Deus tem promessa nesta naçao estamos aqui pela fé, pois o justo do senhor vivera pela fé, e tempo de ressurreiçao e o Senhor vai ressussitar mortos neste pais. E o Senhor tem falou que ja tem preparado um grupo de irmaos para nos ajudar estamos aguardando no Senhor.Entra em contato conosco neste email. Pois temos um tempo determinado pelo Senhor de ficarmos aqui depois retornamos para o Brasil continuar a obra misssionária no Brasil, estamos aguardando a vinda do Pastor, pois ate aqui nos ajudou o Senhor. Fica na Paz Do Senhor manda a saudaçao para a amada igreja Do Senhor. Amém Misssionária Eunice e Pastor Takashi,aonde há o Espirito há liberdade.

    1. Amada pastora e pastor. Sou evangelista da Igreja Pentecostal Deus é Amor. A 8 anos. Ja evangelizei boa parte da Amazonia, algumas aldeias indigenas, e alguns estados do no nosso Brasil, meu compromisso é com Deus, independente de placa de igreja, onde Deus me enviar, irei. em 2003 Deus me fez uma grande promessa de evangelizar o Japão, é meu sonho conheçer esse país, e poder ganhar almas para o Senhor Jesus. Caso queiram entrar em contato comigo. Meu indereço eletrônico [email protected]

  5. A paz do Senhor Jesus! Bem, eu e meu espodo já assistimos o dvd do Pastor Jotinha e sentimos muito unção ( até mesmo quando ele conta sobre o seu testemunho ), não acredito que essa história a qual acabei de ler nesse site, seja verdadeira.Ele não teria o porque mentir sobre sua história e sobre o Reino de Deus e tudo o que ele já fizerá neste mundo.É bem verdade que quando fazemos tudo como o Senhor quer somos apedrejados,apontados e muitas das vezes somos chamados de mentirosos.Cada um pensa como quer, só temos que tomar cuidado com o que Deus pensa e acha sobre como atitude nossa. Amém.
    Fica com Deus e que Ele possa lhe abençoar.

    1. o caso de nao acreditar é facil pois todas as autorias dos hinos que o pastor jotinha mencionou sao escritos pelos norte americanos alguns deles nem o pastor jotinha teria nascido,temos que ser crentes berianos .cuidado irma

    2. Acho que vocês confundiram emoção com unção, está cheio disso no meio evangélico, porque desconhecem a palavra….é tempo do fim irmã ” …acautelai para que ningém voz engane”……” …aparecerão lobos no meio de vós”…..”…falsos profetas…”…conheço uma pessoa que prega até no exterior, tem titulo de pastor mas não tem rebanho ( incoerente não?) deve uma grana alta pra própria mãe dele e não paga por nada, usou o nome dela pra fazer muitas dívidas de modo que ela tentou suícidio, mora numa casa dela e não quer sair ( ela teve que recorrer a justiça) e o povo gosta de ouvir ele falar no pulpito, será porque? Imagina como o Senhor vê isso, se ele não honra a própria mãe que vê como vai amar o senhor que ele não vê?…como está escrito muitos pregam por porfia e engano. Discernimento irmã…….

  6. Eu vi esse dvd ontem, realmente é emocionante mas as suas narrativas não tem fundamento na verdade, tudo é muito estranho, não acho que ele fala essas coisas devido sua idade, se ele tem falha na memoria não se deve dar pulpito pra ele, porque fala mentiras… e todos nós sabemos quem é o pai da mentira…..muitos gostam e até aprovam isso mas o senhor disse para ver tudo e reter o que é bom, e fantasia não tem nada de bom.

    1. Antes deles contar as historias dele, eu ja sabia da historia do hino “Mais perto quero estar” escrito por Sarah Flower Adams no século XIX… Como pode ele dizer que é o autor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *