Rede Record; briga de igual para igual com a Rede Globo pelo Brasileirão

Lembro-me quando a Record ganhou a transmissão das Olimpíadas 2012 da Rede Globo. Na época a Emissora de Edir Macedo levou a melhor, em decisão tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Ocasião em que a Rede Record, venceu a Globo na disputa pelo direito de transmissão das Olimpíadas de 2012, que acontecerá em Londres.
Isso porque a emissora de Edir Macedo ofereceu US$ 60 mi pelos direitos de transmissão. Pra se ter a idéia de como é muita grana, a Rede Globo teria pago apenas US$ 12 mi pela Olimpíadas de Pequim. Fatos assim tem fortalecido, secularmente a TV da Igreja Universal do Reino de Deus.

Agora uma nova pode desmunir ainda mais as “Primícias da Rede Globo”. Uma nova medida tomada hoje com relação ao Brasileirão, pode por uma Pulga atrás da Orelha da Rede Globo. Ora, se para transmitir as Olimpíadas, Macedo quase quadriplicou o valor pago pela Globo na transmissão das Olimpíadas de Pequim, imaginem só quando a Record ofertar o Lance pelo Brasileirão.

(CÉLIA FROUFE – Agência Estado) Após dez anos em tentativas de negociação, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fechou nesta quarta-feira dois acordos, conhecidos como Termo de Cessação de Conduta (TCC), com a Globo e o Clube dos 13. O primeiro acordo, com a Globo, estipula que a emissora abra mão do direito de preferência de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro. O segundo faz com que o Clube dos 13 se comprometa a oferecer pacotes diferentes de divulgação para cada tipo de mídia (TV aberta, TV fechada, pay per view, internet e celular).

A TV Globo tem um mês para entregar ao Cade uma renúncia unilateral do direito de preferência à transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. Na prática, a emissora se comprometeu a abrir mão da preferência para a renovação de contrato com o Clube dos 13 no primeiro semestre de 2011, quando serão negociados os acordos para o período de 2012 a 2014.

A nova decisão, não dá mais o direito da Rede Globo de cobrir qualquer proposta da concorrência pelos direitos de transmissão do Brasileirão. Com a decisão do Cade, a emissora irá concorrer igualmente com as outras, mas pode manter a sua exclusividade caso vença novamente a disputa.

Acredita-se e muito, até pelas ressentes contratações do jornalismo esportivo da RECORD que Edir Macedo teria vencido em vários embates financeiros contra Globo. Mas há 10 anos a Globo tinha o direito de cobrir o ofertado – Desta vez é tudo limpo, e é bom que se quadrupliquem as ofertas, por que quadruplicar e inflacionar o mercado televisivo, é com a Record mesmo. Foi isso o que aconteceu com as Olimpíadas 2012.

Fique por dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *