Revista Época mostra crescimento evangélico

Abaixo você vai ler na integra a matéria comemorativa da edição de aniversário da Revista Época, publicada neste 25 de maio. Na matéria, Época exalta padrões de comportamento e estilos de vida vivenciados pelos evangélicos, que por conseqüência, poderia estender-se para a sociedade num futuro ainda próximo.

Crê-se com base nos dados estatísticos do SEPAL, que 50% da população brasileira poderá ser evangélica. Conforme observaremos abaixo, os valores socioculturais cristãos estenderiam como parte de uma influência evangélica considerando seu crescimento. Segundo a revista, acredita-se que em 2020, quando atingirmos 50% da população, contribuiríamos para a diminuição no consumo do álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número de lares desfeitos, já que a família é prioridade para os evangélicos.

Alguns legisladores cristãos afirmaram que no decorrer em que a Rede Globo exibiu àquela série de reportagens sobre os evangélicos no País, bem como a Revista Veja serviu para alertar a população no tocante ao crescimento, não para exaltar o trabalho protestante, como “supostamente” foi observado pela nação cristã de então.

Sobretudo vendo esta reportagem, avalia-se certo cuidado esboçado pela revista no que se refere a exaltação das praticas cristã e como elas poderiam ajudar o País quando aplicado o estilo de vida dos evangélicos no estilo de vida da população.

Acompanhemos a matéria:

Metade do Brasil será evangélica?

O Serviço de Evangelização para a América Latina, organização protestante de estudos teológicos conhecida pela sigla Sepal, fez, recentemente, uma estimativa surpreendente: de que a metade dos brasileiros será evangélica em 2020. A projeção baseia-se na premissa de que a taxa de crescimento dessa religião na próxima década continue a mesma dos últimos 40 anos. Em 1960, os evangélicos eram apenas 4% da população. Hoje, na falta de estatísticas recentes, estima-se que sejam quase 24%. Agora os estudiosos do Sepal preveem que em 12 anos essa proporção poderá dobrar. Seria um salto enorme.

A partir do crescimento numérico, outro fenômeno parece se delinear no horizonte: o aumento da influência desses fiéis em todas as esferas da vida brasileira. Para teólogos e antropólogos ouvidos por ÉPOCA, os evangélicos não vão apenas mudar a sociedade brasileira. Eles mudarão com ela. A antropóloga Christina Vital, do Instituto de Estudos da Religião (Iser), diz que a igreja evangélica caminha para uma flexibilização.

“Enquanto a Igreja Católica vai dizendo ‘não pode camisinha’, a igreja evangélica vai se adaptando à sociedade. Essa flexibilidade é justamente o fator de crescimento deles”, afirma. Os evangélicos adotaram regras menos rígidas e passaram a buscar a religião não só como forma de subir aos céus, mas também de alcançar a prosperidade. “O movimento adapta-se aos costumes, o que deverá continuar nos próximos anos. Hoje já temos igrejas evangélicas que aceitam gays”, diz Christina.

A transformação evangélica inclui o aparecimento de um fiel diferente do crente com a Bíblia embaixo do braço. “Já começam a surgir os evangélicos não praticantes. Isso acontece com toda religião que cresce muito”, diz o antropólogo Ari Pedro Oro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializado em religião. Esses não praticantes podem fazer diminuir a média de R$ 32 mensais pagos de dízimo às igrejas evangélicas, o que fará com que o poderio financeiro do grupo não cresça mais em ritmo frenético.

Uma população maior de evangélicos não significa, ainda, que nos próximos dez anos eles elegerão um presidente da República, pretensão frequentemente atribuída ao grupo. Apesar de o líder da Igreja Universal, bispo Macedo, ter escrito em seu livro Plano de poder que “a potencialidade numérica dos evangélicos pode decidir qualquer pleito eletivo”, hoje isso não acontece. Embora sejam 23,8% da população, os evangélicos têm apenas 7,2% da Câmara Federal. Dos 81 senadores, dois apenas são da Frente Evangélica.

Para Oro, o Brasil de 2020 não será uma espécie de Estados Unidos atual, onde a moral conservadora é parte essencial da crença e do culto. “A religião foi abrasileirada. Não tem um foco tão grande no moralismo”, afirma. Os estudiosos do protestantismo dão como certo que o aumento da população evangélica levará à diminuição no consumo de álcool (todas as denominações protestantes pregam contra ele) e preveem que a escolaridade aumente, já que crianças protestantes são incentivadas a ler a Bíblia. A violência, porém, deverá prosseguir. Nas favelas do Rio de Janeiro, pastores e traficantes convivem lado a lado. Os delinquentes respeitam os líderes evangélicos e atendem apelos eventuais. Mas o tráfico continua. E mata.

O que vai mudar na sociedade brasileira se houver mais evangélicos
EDUCAÇÃO
Para ter acesso à Bíblia, a escolaridade será mais valorizada
FAMÍLIA
Como a família é prioridade, o número de lares desfeitos poderá diminuir
ÁLCOOL E DROGAS
Evangélicos não bebem nem se drogam. O consumo cairá
VIOLÊNCIA
É incerto se um Brasil mais evangélico será menos violento

Aproveite, curta e compartilhe!

19 respostas a “Revista Época mostra crescimento evangélico”

  1. OUTRA MENTIRA
    AS PESQUISAS ERRAM, E MUITO!!!

    É verdadeira a afirmativa de que os evangélicos crescem no Brasil? Não, não é o número de evangélicos que cresce é sim o numero de pessoas que freqüentam as igrejas por motivos que só elas sabem explicar. Outra coisa é que quantidade de entidades que se denominam como evangélicas também cresce de forma assustadora contribuindo para que os pesquisadores possam ser enganados nos levantamentos que fazem para os seus Institutos de Pesquisa. Posso afirmar, sem medo de errar que das estatísticas, menos da metade tem alguma relação direta e sincera com o cristianismo, o restante são apenas aventureiros ou oportunistas que aproveitam a “ONDA GOSPEL” para pegar uma carona nas fileiras da fé cristã. Isto acontece porque este é um mercado altamente lucrativo e qualquer um, sem compromisso com absolutamente nada, pode desfrutar dos louros e da rentabilidade deste mercado promissor, para tanto basta ser um “ARTISTA” e se infiltrar, principalmente no meio musical religioso, aí é só esperar… Vou citar apenas um entre as centenas que estão ai, que se encaixa neste perfil, me perdoem, mas estou sendo sincero e fundamento a minha colocação na Bíblia, Regis Danese. Não passa de um espertalhão que viu no meio cristão uma forma pratica de engordar a sua conta bancária, a religião como VERDADE é apenas um detalhe.

    Uma coisa precisa ficar muito clara, EVANGELHO significa “BOAS NOVAS” e isto implica obrigatoriamente em mudança de vida, de costumes e de práticas incluindo ai a forma de cultuar a Deus. A palavra é oriunda do termo grego “euangelizomai”, na literatura clássica antiga designava a recompensa dada para alguém que entregasse “boas notícias”, como exemplo, a vitória de uma guerra pelo exército do País, o anúncio da vitória era assim designado. O Evangelho é a boa mensagem que Deus, em Jesus Cristo, cumpriu Suas promessas a Israel. Ele conquistou a vitória abrindo caminho da salvação a todos os que crêem em Seu nome.

    Uma pessoa que experimenta a salvação tem a obrigação de viver em novidade de vida, transformada pela ação do Espírito Santo, portanto ela teria que abandonar as velhas práticas do pecado e procurar viver e andar segundo os ensinos de Jesus. Mas, o que vemos hoje é um sem número de pessoas que recorrem as igrejas por várias razões, se intitulam evangélicas, freqüentam e atuam nas comunidades sem no entanto terem uma vida que possa ser exemplo como cristão verdadeiro.

    Tem também os “OPORTUNISTAS” que se colocam como líderes e a cada dia abrem as portas de seus comércios de fé para venderem o cristianismo, na maioria das vezes a preço de banana. Basta uma visitinha a estes pontos de venda e de comércio que qualquer leigo perceberá que há algo errado dentro destas entidades, lá não se prega o EVNGELHO de Cristo, mas sim ideologias particulares preparadas e montadas pelos líderes com a intenção clara de darem sustentação a seus ensinos, mesmo que estes contrariem frontalmente os ensinos Sagrados. O carrossel evangélico está indo numa velocidade descontrolada, mas creio que a luz amarela já se ascendeu e alguém tem que tomar providências ou seremos esmagados por este veiculo descontrolado. As atividades destas entidades que se denominam “igreja” não estão levando a igreja ao mundo, pelo contrário, está trazendo o mundo para dentro de nossas comunidades religiosas. Liberou geral, o vale tudo tomou conta e tornou-se em regra geral e não há mais diferença entre o mundo e a igreja, entre o “Profano” e o “Sagrado”.

    As estatísticas não conseguem medir o nível espiritual de ninguém, assim, qualquer um que afirme ser evangélico vai ser contabilizado como tal diante das deficiências do sistema em verificar a veracidade ou não da informação passada. Assim, como diz o ditado popular, EVANGÉLICOS e PSEUDO-EVANGÉLICOS passaram a ser “farinha do mesmo saco” já que pouquíssimos estão preparados para identificar as diferenças básicas entre um e outro. Outra coisa é que ser evangélico virou moda e como as pessoas são movidas pelas ondas de mercado, todo mundo quer ser crente, mesmo que tenha comportamento avesso aquilo que ensinam as Escrituras. Neste caso, os números mentem e mentem numa proporção absurda, os evangélicos não crescem, antes, estão inchados nas suas comunidades por doenças que afetam a alma e o coração e que só podem ser tratadas com o exercício de um Evangelho Verdadeiro e sincero, submisso à vontade de Deus.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    [email protected]

    1. O mundo Brasil que a demais! vamos me diga va? eramos indiginas(pagoes),colônia,imperiu,catolicos. somos laicos não somos presos,vamos brincar de evoluir já pulamos tantos carnavais,ascistimos tantas novelas, q importa q seremos amanha, o importante e saber aceitar verdades mesmo quando não concordamos. Deixe nossa cultura protestar suas antigas raízes,e veremos se congresso muda sua cara, se os rius serão de fato purificados,q perderemos nois em emtrar em mais um bloco. Seremos com certeza mais racionais ao o fim dessa via.

  2. Acho uma palhaçada isso tudo, pois hoje em dia existe sim muita gente q vai em Igrejas evangelicas apenas com a ilusão de receber dinheiro como prosperidade, com propagandas de “dia das curas”, “dias das promessas”…por isso tem muita gente nas igrejas evangélicas, mas tudo isso dá-se-a graça de Jesus no dia e na hora que ele bem entende.
    Aceitar os gays é mais que obrigação de qualquer religião, Jesus ama o pecador e não o pecado, o que é errado é aceitar as práticas homossexuais, isso sim é que deve ser visto.

    1. Pois é amigos mais vcs queirão ou não os crentes estão crescendo e muito com certeza esse comentário e de pessoas que odeiam os crentes.Sim tem charlatões sim nesse meio.Mas Deus no dia do juizo final ira tomar providência.O povo crente e o que mais se aprocima das escrituras sagradas.pois ela e o manual do ser humano.voçê não juntar-se a nós?Aceite a Jesus e voçê verá realmente que o povo evangélico tem motivo e de sobra esquece os deuses e se apega a Deus.ele é a única saída,o fim vem ho não duvide leia mais a bíblia por favor,ela será aberta no dia do juizo e se voçê não estiver de acordo com ela seras condenado. Jesus te ama a hora é esta.

    2. Pois é amigos mais vcs queirão ou não os crentes estão crescendo e muito com certeza esse comentário e de pessoas que odeiam os crentes.Sim tem charlatões sim nesse meio.Mas Deus no dia do juizo final ira tomar providência.O povo crente e o que mais se aprocima das escrituras sagradas.pois ela e o manual do ser humano.voçê não que juntar-se a nós?Aceite a Jesus e voçê verá realmente que o povo evangélico tem motivo e de sobra esquece os deuses e se apega a Deus.ele é a única saída,o fim vem ho não duvide leia mais a bíblia por favor,ela será aberta no dia do juizo e se voçê não estiver de acordo com ela seras condenado. Jesus te ama a hora é esta.

    3. A paz do SENHOR a todos.

      Glória a Deus q o brasil esta acordando para a verdade. Q possamos continuar sempre fiéis em defesa do evangelho puro e verdadeiro do SENHOR JESUS, combatendo todo engano e falsidade, para crescermos n só em quantidade, mas principalmente em santidade e compromisso com Deus.
      Amando os pecadores mostrando-lhes a verdade para q sejam libertos, afim de agradarmos ao Senhor e não aos homens.

  3. Carlos Roberto e Leonardo,

    Isto é ciume?

    A pesquisa nao deseja saber se o evangelico estar ou não comprometido com a fé que ele declara seguir!

    Quando o IBGE sai fazendo pesquisa, muita gente se diz CATÓLICA, mas muitos só vão a igreja em:

    Cerimonia de casamento.
    cerimonia de formatura
    e missa do 7 dia.

    Em 1994 para achar um crente era necessário ir aum ou dois km, hoje vejo os bairros cheios de igrejas e a s ruas cheias de crentes.

    “BREVE HAVERÁ MAIS IGREJA DO QUE BAR”

    O meu bairro possui apenas uma área de 500x400m²( se voce andar 10 minutos neele, vc ja atravessou o bairro) e ja tem 18 igrejas!

  4. para o Carlos e Leonardo as igrejas lotadas, estadios de futebol, templos gigantescos cheios de fiéis deve ser ilusionismo, montagem de imagens na tv, a marcha para Jesus deve ser espelhos no meio da multidão refletindo imagens em dobro, triplo etc.
    quanta imaginação!!!

    1. Ora como as pessoas tem ilusão que o brasil pode reverter situação como o crescimento evagelico isso contribui com um mundo mais humano fui nascida no meio evagelicos tive 4 filho o ensinamento arasto todos…

  5. Infelizmente, os dados são reais… porém quantos desses evangélicos realmente vivem segundo os ensinamentos de Cristo?
    Hoje a igreja virou clube, onde tudo é permitido…
    O louvor se tornou show gospel…
    E o Evangelho da cruz virou “Campanha Receba a benção e vá embora”
    Essa Teologia da Prosperidade tem MATADO a vida espiritual da igreja…

    Não precisamos de evangélicos, e sim de cristãos verdadeiros, que vivam como nosso Senhor viveu!

  6. NÃO CONFIO MUITO NESTES DADOS, MAS OS DADOS VEM MOSTRAR O QUE TALVEZ NÃO SE PRESTOU ATENÇÃO: a Igreja evangélica cresceu mais no governo do PT (2003 a 2009) do que no governo do PSDB e de Serra (1995 a 2002), CRESCEU MUITO MAIS. INTERESSANTE HEIM? “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE BRASIL SE ABRIU TANTA IGREJA EVANGÉLICA COMO NESTE GOVERNO”. OS DADOS SÃO MUITO INTERESSANTES, ATÉ PARA PROVAR QUE O PT NÃO É NENHUM BICHO PAPÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS, E QUE ESTA IGREJA NÃO VAI PARAR DE CRESCER SE O PT CONTINUAR GOVERNANDO, MAS SE NÓS NOS CALARMOS DE PREGAR COM CORAGEM O EVANGELHO DA SALVAÇÃO, AÍ SIM, AS PEDRAS CLAMARÃO. Tenhamos mais fé no poder do Evangelho do que no PSDB.O MÉRITO DO CRESCIMENTO EVANGÉLICO SERÁ DO PRÓPRIO EVANGELHO e não do PSDB.

    UM ABRAÇO SENSATO!

    PR. IRISMAR

    1. QUEIRA O PT OU NÃO, A IGREJA DO SENHOR NÃO VAI PARAR, POIS AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. O QUE PODE OCORRER NO PT É UMA ESTRATÉGIA POLITICA!!!

  7. ola. fico muito feliz de saber que o povo envagelico cresce creio que deus tem um plano nessa nassão espero em deus que almenta não so em numeros mas em santidade e poder vinda da mão do deus crande e maravihoso so ele pode salvar todas as nações ola o senhor vem buscar a igreja santa reimida do pecado desse mundo seja voce um morado da eternidade de deus ozando os mandamento deus lendo a biblia satanas e mentiroso e tenta enganar se posivil fosse ate os escolido mais deus não nos deixara a enganar porque somos comprado na sua morte pelo pai que o enviou.

  8. É inegável,realmente as igrejas evangélicas crescem rapidamente no mundo,é o verdadeiro fenômeno,mais temo pela qualidade da palavra que estar sendo pregada,e da forma como estar sendo pregada,e de como os novos pastores estão sendo preparados,devemos atentar para isto,não devemos ir no oba!oba! pois ser ministro do evangelho é coisa séria e teremos de prestar conta do que estamos propagando.

  9. Realmente as estatisticas podem ou nao esta certas.
    Mas dados de alguns anos atras (IBGE), ja mostrava que o a populaçao brasileira era 70% de Catolicos.
    Podemos entao concluir que os dados relatados na revista sao verdadeiros, e que o almento dessa populaçao vai sim melhorar o quadro sociocultural da Brasil.
    Visto que, a igreja evangelica, prega uma retidao a Biblia Sagrada, apesar de algumas pessoas deturparem as escrituras. Mas seguindo o ponto de vista de vivencia crista, o cidadao nao fara coisas ilicitas que prejudique o proximo, tera o amor pregado nas igrejas e isso fara com pessoas se tornem mais pacientes, efim poderia enumerar milhares de razoes…
    Todas essas coisas melhoraria o Brasil, nao terias um dos maiores indices de violencia do mundo ( que nos ultimos anos vem diminuindo, o que pode ser relacionado ao crescimento de evangelicos), teriamos pessoas mais comprometidas tambem em “vencer”, pois a igreja evangelica muda a visao do ser humano em relacao crescimento profissional, tudo por que prega que temos que juntar riquesas com o “propio suor”, mas isso sem se apegar a tais riquesas.
    Os criticos entao, deveriam calar a boca, por que o crescimento evangelico so trara beneficios a todos.

  10. Deus habita dentro do nosso coração leiam ISSO O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    Atos dos Apóstolos 17:24,Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
    1 Coríntios 3:16,O Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas, 17.21) DEUS HABITA NO CORAÇÃO DE CADA PESSOA QUE COMENTOU NESSA MATERIA IGREJA SOMOS NOS PESSOAS INDIVIDUALMENTE TEMPLO DE CONCRETO TIJOLO DEUS NÃO HABITA NESSE LUGAR .LEIAM MAIS ABÍBLIA E VEJAM A http://vemevetv.com.br/ BRAÇSSS

  11. SEREMOS 51% DA POPULAÇÃO A APARTIR DE 2020, POIS ESTAMOS CRESCENDO MUITO É UM “FATO”, MENOS DROGAS, MENOS BEBIDAS, MENOS VIOLÊNCIA, PRATICADAS POR OUTRA IGREJA QUE MATOU MAIS DE 5000.000 CINCO MILHÕES DE INDIOS NO BRASIL, VENDIA TERRENO NO CÉU NA IDADE MÉDIA, E VENDIA TAMBÉM O PERDÃO AOS RICOS, OS POBRES ERAM MORTOS NA FOGUEIRA, FOI A IDADE DAS TREVAS NA EUROPA… “A IGREJA DA IDOLATRIA PERDE MAIS DE 30.000 MIL FIÉIS POR SEMANA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *